Nosso canil tem inspiração no Legado de Argos, o fiel cão do bravo Ulisses, da ‘Odisséia’ de Homero, que por 20 anos esperou seu dono voltar da guerra e foi o único a reconhecê-lo, quando o guerreiro, maltrapilho, retornou à Ítaca, sua terra natal.
Naquele momento, Argos, negligenciado em uma pilha de estrume, sarnento, infestado de pulgas, velho e muito cansado, num nítido contraste com o cão que Ulisses havia deixado para trás, um cão que costumava ser conhecido por sua velocidade e força, reconhece o dono e tem força suficiente apenas para abanar a cauda, mexer as orelhas, suspirar e, finalmente, morrer, antes que pudesse levantar suspeitas sobre a identidade de seu dono.
É dessa lenda que surge a velha máxima de que o cão é o melhor e mais fiel amigo do homem. Então, dos versos de Homero, construímos as bases de nossa criação:
“Esquecido agora, na ausência do dono, diante do portal do palácio, Argos permanecia a vigiar, quase cego, coberto de sarna e pulgas. Ele reconheceu Ulisses no homem que chegava e, movendo a cauda, baixou as orelhas: faltavam-lhe forças para correr em direção ao dono. Ulisses o viu, voltou a cabeça e, tocado por sua aparência, verteu uma lágrima…”
Somos um casal de apaixonados por cães de modo geral e, em especial, pela raça Cão de Crista Chinês (Chinese Crested Dog), pela qual nos encantamos desde o primeiro contato. O desejo de nos tornarmos criadores cinófilos jamais esteve, nem de longe, relacionado à possibilidade de obtenção de lucro. A raça que criamos é de animais exóticos, de aparência incomum e não está dentre as mais populares e comerciais, nem no Brasil, nem em qualquer parte do mundo.
Cinofilia para nós é hobby, paixão. Nosso canil é, antes de tudo, uma realização pessoal!
Nosso canil tem uma abordagem “artesanal”, não tem por objetivo se tornar um dos maiores. O propósito é ser o melhor possível, sempre! É dar uma atenção individualizada a cada cão, a cada filhote, a cada cliente… O nosso objetivo será sempre o aprimoramento e melhoria da raça que criamos e o nosso entusiasmo será sempre no sentido de fazer da cinofilia, um ambiente ético, sério, criterioso e responsável. Os nossos cães, padreadores e matrizes, estão sempre saudáveis, bem cuidados, bem alimentados, felizes e submetidos regularmente a todos os exames necessários. Os filhotes das eventuais ninhadas somente serão entregues aos novos donos e poderão ser levados aos seus novos lares, após o período de amamentação, de “imprinting canino”, com pedigree CBKC, vacinados, vermifugados e micro-chipados, mediante contrato de compra e venda. Em nossa criação, o bem-estar dos animais estará sempre acima de qualquer satisfação pessoal. Mais do que um compromisso, estas são as razões pelas quais somos criadores cinófilos.